Mafalda é um gênio?

Mafalda é um gênio?

sábado, 2 de novembro de 2013

Trovadorismo: cantigas líricas e satíricas no contexto atual

"A conquista fácil torna o amor sem valor"




Essa era uma das regras do amor na época do Trovadorismo, no século XII. A conquista difícil dava mais apreço ao amor e só a virtude tornava alguém digno de ser amado. 

Sob o código de conduta fundamentado na lealdade, honra, bravura e cortesia, pregava-se que "Todo amante deve empalidecer frente à sua amante!". As cantigas de amor exprimiam o amor infeliz, o amor idealizado, não correspondido, que um trovador dedicava a sua "senhora". O subservilismo dos vassalos para os suseranos deu origem a uma forte característica das cantigas de amor: a vassalagem amorosa. Era o "doce sofrer do amor", ou "coita" amorosa. 

Já nas cantigas de amigo o tema central era a saudade. Com "eu lírico" sempre feminino, essas cantigas falavam de uma relação entre pessoas simples, que viviam no campo. O cenário, portanto, é campestre, o amado é chamado de "amigo" e apesar de escrita e cantada por um homem, este conhecia e tomava as dores de uma dama humilde e ingênua, usando a voz lírica feminina para exprimir a paixão e a saudade deixadas pela ausência desse amado distante.

Agora, as cantigas satíricas, ao contrário das cantigas de amor, expressavam críticas a alguém. Nelas, geralmente eram usados termos com ambiguidades, para que a cantiga não fosse de fácil compreensão, além de trocadilhos, ironias e jogos semânticos. 

As cantigas satíricas de maldizer visavam debochar de alguém, difamando essa pessoa com termos grosseiros, palavrões e xingamentos usando explicitamente o nome da pessoa. Isso ocorria quando a pessoa saia fora dos padrões estabelecidos pela época e até nos dias atuais pode-se encontrar músicas com esse caráter. 

As cantigas satíricas de escárnio possuíam linguagem mais grosseira que a cantiga de maldizer, e às vezes até obscena. Diferentes das cantigas de maldizer, não revelavam o nome da pessoa criticada, fazendo uma zombaria de forma mais indireta, o que também continua a ser tema para músicas na atualidade.

-> No início deste ano, em sala de aula com alunos da 1ª série do Ensino Médio, foram trabalhadas todas essas cantigas, com a leitura de versos na forma arcaica e comparações com versões mais recentes dos temas.

Eis alguns exemplos trabalhados em sala,  com músicas conhecidas:

* Cantiga de Amigo: "Palpite", de Vanessa Rangel.
* Cantiga de Amor:  "Meu bem querer", de Djavan.
* Cantiga de Maldizer: "Julieta", de Sandro Becker.
* Cantiga de Escárnio:  "Veja os cabelos dela", de Tiririca (ou "Nega do cabelo duro", de Luiz Caldas).

AMIGO OU AMOR? ESCÁRNIO OU MALDIZER?

-> Vamos conferir outras músicas recentes com essas temáticas? Será que você consegue caracterizar cada uma delas? Se conhecer ou se lembrar, você também poderá indicar outras músicas relacionadas, deixando seu comentário!

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4



4 comentários:

  1. Vídeo 1: Cantiga de Amor
    Vídeo 2: Cantiga de Maldizer
    Vídeo 3: Cantiga de Escárnio
    Vídeo 4: Cantiga de Amigo

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o joao. Ygor n vou repetir a resposta mas a minha opiniao e igual a dele ....valeu o comentario ???

    ResponderExcluir