O texto de campanha publicitária tem o objetivo de estabelecer a comunicação entre o emissor/receptor, informando-o acerca
de um determinado evento, bem como o instruindo sobre a localização de
certos ambientes relacionados a quaisquer acontecimentos sociais, dentre
outros.
Outra finalidade está relacionada à reivindicação, como é o caso de
manifestações proferidas pela sociedade em geral em decorrência de uma
greve, solicitando melhorias salariais, clamando por mais segurança,
saúde e outros aspectos ligados aos direitos do cidadão.
Quanto à estética que o constitui, há uma fusão entre a linguagem
verbal e não verbal, pois em alguns casos, a imagem influencia de
maneira decisiva no discurso ora proferido. No que se refere à
linguagem, se trata de algo conciso e objetivo, geralmente grafado com
letras maiores, com vistas a despertar a atenção do leitor.
No que se refere à finalidade discursiva, essa é norteada pela
informação transmitida a um público em massa, que, por intermédio de um
discurso breve, aliado à presença de imagens, estabelece uma afinidade
entre os interlocutores envolvidos.
O trabalho com os alunos da 1ª Série A, no Colégio Estadual Arlindo Costa (Anápolis-GO) teve por objetivo a mudança de comportamento e a tomada de
atitudes pelos alunos e envolvidos em geral, visando melhorar o mundo onde vivemos. Para tanto, eles foram desafiados a perceber a intencionalidade, as estratégias de persuasão presentes
no texto e a contribuição para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento
do pensamento crítico e da capacidade de questionar e analisar a realidade, tendo em vista que trabalhamos o tema "Ser diferente é normal!" voltado para o respeito à diversidade, como combate ao preconceito (racial, contra deficientes físicos, idosos, etc); bullying; maus-tratos aos animais e exploração sexual infantil.
Esses textos
sugerem, implícita ou explicitamente, que o leitor assuma um compromisso,
“compre” uma ideia . Por esse motivo, são textos inteligentes, estratégicos,
criativos e repletos de recursos linguísticos muito bem utilizados para atingir
seus objetivos : convencer, persuadir,
induzir.
Vamos conferir os trabalhos da galerinha?!
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Ótimo trabalho, Camila! Bullying? Isso é para os fracos! Diga não ao Bullying. |
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"Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais, e daí? Que diferença faz?!" Parabéns, Dábia! |
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O trabalho do João Ygor traz uma questão polêmica: raça, cor, etnia? Uma questão com muitas dúvidas e respostas insatisfatórias, que geram polêmica, conflitos e o pior: preconceito. |
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Campanha contra a violência aos animais! Muito bem , Kathllen! |
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O Lucas está certo, somos todos diferentes, mas iguais em direitos, isso sim, é ser normal! |
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Verdade, Luiz Gustavo. Todos merecem respeito! A humanidade agradece. |
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O Mateus baseou seu trabalho em material retirado de internet, que faz críticas pesadas às loiras, obesos, emos, judeus e outros, numa visão preconceituosa e de mal gosto. A linguagem popular foi colocada aí propositalmente, mas o trabalho será reescrito, observando os contextos de utilização da linguagem formal e informal. |
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Valeu, Mayke! Todos fazemos parte do time da vida, da humanidade, da cidadania. Não podemos ficar uns contra os outros. Obs: As incoerências ortográficas não foram corrigidas pela professora, isso é feito pelos próprios alunos, individual ou coletivamente, num processo de autoavaliação. Em seguida, o trabalho é reescrito, entregue novamente, para ser finalmente avaliado pela professora. |
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Trabalho realizado pelo aluno Osmar, D.A. (deficiente auditivo), que se manifestou contra o preconceito aos deficientes físicos. Parabéns! |
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Trabalho do Pablo, mostrando que qualquer um pode ser um grande super herói, independente de sua cor ou qualquer outra característica. |
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É isso aí, Rafael! Vamos respeitar e cuidar dos animais! |
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Não ao pré-conceito! Conhecer as pessoas antes de julgá-las pela aparência, é fundamental! Boa, Raphael! |
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Excelente, Thallita! Exploração sexual infantil é crime! Vamos denunciar!
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